Caçadores de notícias

Moradores comemoram conquistas no Novo Mundo

É do Novo Mundo a primeira associação de moradores registrada em Curitiba. A Associação dos Moradores e Amigos da Vila Maria e Uberlândia foi fundada em 29 de outubro de 1978 e representa cerca de 5 mil pessoas. Muitos dos que começaram os trabalhos do grupo ainda participam ativamente, como a moradora da Vila Uberlândia Maria de Lurdes Borges, 87 anos.

Natural do município mineiro de Mariana, ela e o marido ocuparam a região na década de 70. O processo de regularização da área somente agora está avançando. “Quero ser enterrada aqui e com a escritura da casa”, planeja. O marido dela não viveu para ter a documentação em mãos, mas junto com Maria de Lurdes testemunhou a chegada de água e luz para as moradias.

Outra conquista apontada como uma das mais importantes pela atual presidente da associação, Fatima Freitas Ribeiro, foi a linha de ônibus Uberlândia. “Nos horários de pico, vem de 15 em 15 minutos, e nos demais horários, de 40 em 40 minutos. Isso faz toda a diferença para a dignidade de quem mora aqui”, explica. Assim como Maria de Lurdes, Fatima anseia pela regularização da área. “A Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba) demorou, mas começou os trabalhos nesse sentido. Isso fará toda a diferença para a comunidade, pois com a documentação em dia, muitos poderão conseguir empréstimo para reformar e melhorar suas casas”, defende.

Maria de Lurdes lembra que por muito tempo uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos moradores era a proliferação de ratos, baratas e doenças. Certa vez, duas crianças estavam infestadas de bicho-de-pé em todo o corpo. “Corremos diversas autoridades e hospitais até conseguirmos atendimento no Hospital Pequeno Príncipe. As crianças ficaram internadas oito dias para retirar tudo”, relata.
Capela

Católica devota, Maria de Lurdes também esteve engajada junto à associação na construção da capela Nossa Senhora de Fátima, na Vila Urberlândia. A imagem da santa foi trazida de Portugal e o sacrário (pequeno cofre colocado sobre o altar) veio da Itália.