Aproximadamente 30 pessoas participaram na manhã de ontem de um protesto realizado no Jardim Itaqui, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O motivo foi o descaso da prefeitura com moradores da região. Reclamações feitas pelas famílias confirmam que falta infraestrutura básica no Jardim Itaqui.

continua após a publicidade

Para a moradora e representante das famílias, Cláudia Antonia Roberto, essa carência está preocupando a população do Itaqui. “Viver no Jardim é bom, mas esses problemas podem trazer riscos à saúde da nossa população. Não temos água tratada, luz, rede de esgoto e muito menos assistência à saúde”, confessa.

Outro motivo que levou os moradores a protestar foi a data. Há um ano, moradores do Jardim Itaqui paralisaram uma mineradora que, para poder retirar areia do local, promovia despejos de famílias instaladas na área.

De acordo com Roberto, em abril passado uma audiência pública realizada entre moradores e a prefeitura trouxe perspectivas de realocação das famílias, mas até agora nada foi feito. “Estamos indignados com o descaso e o silêncio da prefeitura”, aponta.

continua após a publicidade

De acordo com o procurador- geral de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Rocha, por se tratar de uma área de proteção ambiental o município fica inviabilizado de realizar qualquer projeto na região.

“Para isso precisamos de um exame de impacto ambiental”, afirma Rocha. Quanto à realocação das famílias, Rocha diz que o município tem três empecilhos. “Não temos área para realocar as famílias, previsão orçamentária e nenhum processo de desapropriação no momento. Em contrapartida, temos uma determinação do prefeito para acharmos uma solução o mais rápido possível. É nisso que estamos trabalhando”, diz.

continua após a publicidade