Protesto fecha rodovia no Alto Maracanã.

Moradores do Alto Maracanã, em Colombo, bloquearam ontem a Estrada da Ribeira. Eles reclamam que a rodovia é muito perigosa na altura do Supermercado Pão de Açúcar. Vários acidentes acontecem por mês e quem sofre mais com o problemas são as crianças. A estrada fica no caminho para as duas escolas da região.

Os moradores pedem que seja instalado no local um semáforo. “A lombada eletrônica não resolve o problema”, afirma o morador Luiz Renato Barros, lembrando que os moradores já pediram providencias para a Prefeitura e para o DNER. Os órgãos ficaram de estudar a situação e ainda não deram nenhuma resposta.

O último acidente ocorreu no sábado passado, envolvendo um motoqueiro. Ele sobreviveu, mas uma senhora idoso e outro rapaz, na semana anterior, não tiveram a mesma sorte e acabaram morrendo.

Outro morador, Rodrigues da Silva, de 64 anos, relata que os horários mais perigosos são às 8h e às 18h. “Tem muita fila de carro. A gente não consegue passar”, reclama. Nivaldo da Silva conta que demora todos os dias 10 minutos para atravessar a rua. “Vem carro de vários lados e a gente não sabe nem para onde olhar.”

Olinda Campos teme pela vida dos filhos. Embora eles não estudem precisam atravessar a via para ir à padaria ou ao supermercado. “Não posso deixar que venham sozinhos comprar algo”, comenta. O estudante Leandro Francisco, 10, tem medo para atravessar a via. Conta que quando vai para a escola a mãe aconselha: “Muito cuidado para atravessar! Espere seu irmão!” ? recomendações que ele segue à risca.

Marilene Chemim, 43, trabalha em uma loja em frente a estrada e endossa as reclamações. “Toda semana tem gente atropelada, ciclista ou pedestre. Isto já é comum”, testemunha. (EW)

continua após a publicidade

continua após a publicidade