Perto da Ceasa

Moradores apontam vários erros em obras da BR-116

Obras para melhorias na BR-116, no trecho que liga a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa) e o município de Fazenda Rio Grande, cria controvérsias entre empresários, moradores e motoristas. Entre as alterações previstas, está a abertura da Rua Francisco Xavier de Oliveira, o que está preocupando moradores da Vila Pompéia. “O retorno vai passar em frente à Escola Estadual Beatriz Faria Ansay. Isso precisa ser revisto porque vai jogar o trânsito pesado em frente à escola”, alerta o presidente da Aliança para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba (Adecom), Jadir Silva de Lima.

Além disso, segundo Jadir, o projeto apresentado pela Concessionária Autopista Planalto Sul aos moradores e empresários não prevê outras alternativas de retorno para os muitos caminhões que transitam pela rodovia, o que os obriga a entrar no bairro para realizar as conversões. “O próximo retorno é só em Fazenda Rio Grande. O motorista precisa percorrer dez quilômetros. Por isso, muitos acabam optando pela Rua Delegado Bruno de Almeida, onde há igrejas, comércio e escolas”, diz.

O administrador de uma das transportadoras ali situadas, Lucas Bordinhão, conta que são muitas as empresas de transporte, logística e olarias, e os caminhões são realmente muito grandes. “Esses caminhões não passam em qualquer lugar. Tem carreta aqui que é engatada e e precisa de um retorno que comporte esse tipo de veículo”, explica.

A diretora auxiliar de uma das escolas da Rua Delegado Bruno de Almeida, Patrícia Guerino, reclama que a rua já está perigosa para as crianças e se o trânsito tiver que ser desviado para lá, o problema vai aumentar ainda mais. “Nossa rua já tem uma série de problemas, como a falta travessia elevada para os pedestres na frente da escola e de opções de acesso para os professores e pais. Nossa rua não tem estrutura para esse tipo de tráfego pesado”.

A Concessionária Autopista Planalto Sul informa que está prevista a construção de quatro alças de retorno. O projeto inclui uma trincheira ligando as ruas Hasdrúbal Bellegard e Dilson Luiz. Nos dois lados das trincheiras haverá alças que farão a distribuição do tráfego. A conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2014. Enquanto isso, os retornos poderão ser feitos no trevo do Contorno Sul, km 115,1 e no trevo da Vila Pompéia, no km 117,7.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo