Para destacar a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama, acontece desde 1997 a campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês são realizadas ações de sensibilização da população sobre o combate ao problema. Símbolo da campanha em todo o mundo, o laço rosa representa um alerta às mulheres para que façam o autoexame e a mamografia. Além disso, monumentos importantes de cidades de todo o país são iluminados de rosa. Em Curitiba a iluminação especial é feita no Jardim Botânico, no Museu Oscar Niemeyer, no Palácio Iguaçu e outros, inclusive estabelecimentos comerciais.
Neste ano a ação é coordenada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), com o apoio de mais de 50 entidades e empresas, entre elas o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). “Conseguimos unir órgãos estaduais, municípios, organizações não governamentais e entidades civis e do setor produtivo em prol do mesmo objetivo, que é conscientizar as mulheres quanto importância da prevenção, para não precisar sofrer com o tratamento e mutilação”, destacou a vice-presidente da ACP e coordenadora do Conselho da Mulher Executiva, Maria Cristina Fernandes Medeiro Coutinho.
Programação
Será realizado hoje, entre 14h e 17h30, o curso “A alimentação nas diversas fases de vida e a prevenção do câncer de mama”, no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. A atividade destaca a importância da alimentação para a saúde das mulheres com palestras e oficinas práticas. A programação prevê ainda atividade no Instituto Curitiba de Saúde (ICS) (dia 23/10), na Unidade de Saúde Higienópolis (dia 24/10) e na Rua da Cidadania do Bairro Novo (29/10). No dia 15/10, a secretaria municipal de Saúde realiza na Boca Maldita uma atividade de sensibilização.