Foto: Lucimar do Carmo/O Estado continua após a publicidade Com apenas um posto policial, local é alvo de assaltantes. |
O Movimento Pró Parque Iguaçu realizou ontem uma mobilização pacífica no Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba, com o intuito de chamar a comunidade do Boqueirão à luta por melhorias no espaço. Além da presença de alunos e professores de várias escolas da região, com direito a parque de diversões, atletas de canoagem realizaram uma prova da Liga Paranaense de Remo.
Segundo o presidente da Associação dos Empresários do Grande Boqueirão (Emgrab), Francisco Garcez, o movimento surgiu há oito meses e já conseguiu sensibilizar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelo espaço. "Nós tivemos uma reunião na sexta-feira e eles se mostraram dispostos a investir em melhorias no parque. Está previsto um investimento de R$ 7 milhões para o Boqueirão e parte desse investimento foi prometido para o parque", diz. A previsão é de que as obras de revitalização sejam iniciadas imediatamente.
Uma das grandes reclamações do movimento e que eles asseguram que afasta os freqüentadores é a falta de segurança, já que há apenas um posto isolado da Guarda Municipal numa área perimetral de 6 quilômetros. "Os atletas que treinam canoagem aqui são vítimas constantes de assaltos e aqui dentro já roubaram até poste de eletricidade", conta Garcez.
Além da questão da segurança, há outra série de problemas a serem solucionados. O arquiteto Ricardo Mesquita, que faz parte do movimento, diz que as sugestões de melhorias já foram debatidas com a Prefeitura. "Em toda a área do parque há apenas um banheiro, que fica no posto da guarda. Essa é a primeira necessidade: instalação de sanitários com saneamento eficiente para o conforto dos freqüentadores", diz.
Outra necessidade primordial defendida é a construção de pistas diferenciadas para ciclismo e atletismo, respeitando inclusive a acessibilidade aos deficientes físicos, esquecidos no local. "Também é fundamental que se criem espaços atrativos para crianças e adolescentes, como pistas de skate e parquinhos. O espaço deve ser de lazer para todos."