Barracas montadas na Boca Maldita, na segunda-feira (15), irão chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde do homem. A mobilização acontece das 9h às 16 horas e marcam o Dia do Homem, com a intenção de incentivá-los a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
A mobilização é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Comissão de Saúde do Homem do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba. Diversas entidades participam com palestras, que serão promovidas de meia em meia hora sobre temas associados à saúde do homem. Quem passar pelo local receberá folhetos e materiais educativos.
“Os homens precisam de uma conscientização, pois tem vergonha e receio de procurar atendimento médico e essa é uma boa oportunidade para conhecerem os serviços e buscarem orientação”, diz o coordenador da Comissão de Saúde do Homem do Conselho, Olivério Ribeiro, Presidente da Associação de Moradores do Barreirinha (Abembar).
Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente os homens apresentam maior taxa de mortalidade do que as mulheres em praticamente todo o ciclo de vida. A cada três mortes de pessoa adulta no país, duas são de homens. Os homens vivem sete anos menos em média do que as mulheres.