Caçadores de notícias

Mobilização da comunidade acaba com pichação

Desde o dia 4 de agosto desde ano, a diretora da Escola Municipal Anita Merhy Gaertner, Sônia de Fátima Magalhães Pereira, não encontrou mais nenhuma pichação no muro da instituição de ensino que comanda. A situação agora é bem diferente daquela que a diretora enfrentou durante muito tempo e que só parou depois que a comunidade do Jardim Gabineto se juntou para dar novas cores ao local.

A partir da parceria entre a escola, alguns grafiteiros da região e a mobilizadora Simone Tavares, da Rede de Desenvolvimento Local, o muro foi novamente pintado, desta vez com desenhos feitos pelos jovens que moram no bairro. Os alunos também não ficaram de fora da iniciativa. Durante as aulas de Artes eles pintaram as árvores, desenharam amarelinhas no chão e o muro interno da escola. Ficaram estampadas 420 mãozinhas dos estudantes deste ano letivo, em comemoração aos 20 anos de funcionamento da escola.

“Nunca o muro tinha ficado tão pichado como dessa última vez. A gente passava tinta, mas logo desenhavam. Se não colocasse os alunos pra participar, logo eles iam pichar. Assim fortalece o laço, eles aprendem a respeitar a escola, que é um espaço de interação social e cultural”, avalia Sônia. Segundo ela, como os autores da obra são alunos e jovens da própria comunidade, eles não voltam para destruir o trabalho que realizaram.

Mesmo com o envolvimento dos moradores, a diretora afirma que a participação dos comerciantes na iniciativa deixou a desejar. Os artistas montaram um projeto com os desenhos que pretendiam pintar no muro e apresentaram aos empresários da região. Só conseguiram uma doação de R$ 10, além de materiais doados pelo município, através do projeto Bola Cheia, pela escola, pela associação de moradores de bairro e pelos grafiteiros.

O trabalho ainda não terminou. Um novo dia de trabalho será marcado para completar os espaços que ainda ficaram em branco no muro. Além disso, outros grafiteiros que não participaram da atividade já demonstram interesse em colaborar com o projeto.