H1N1

Mobilização contra gripe A imuniza 39.780 bebês

Mais de 40 mil pessoas foram imunizadas em Curitiba no Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe A, promovido no sábado em todo o Brasil. Receberam a vacina adultos jovens entre 20 e 29 anos; bebês entre seis meses de vida e dois anos; gestantes; e doentes crônicos.

O Dia D contou com estrutura diferenciada para atingir o público-alvo. Havia 60 pontos de vacinação em supermercados, shoppings, parques, praças e unidades de saúde. Segundo dados da prefeitura, em apenas cinco dias o número de pessoas vacinadas na cidade saltou de 252.302 para 354.364.

Com a mobilização, a Secretaria Municipal da Saúde conseguiu ultrapassar em 4% a meta prevista para a vacinação de crianças entre seis meses e dois anos incompletos. Foram imunizados 39.780 bebês.

O Ministério da Saúde havia prorrogado o prazo de imunização, há cerca de dez dias, para esta faixa etária. Até o próximo dia 23, podem ser vacinadas gratuitamente as crianças nestas idades, doentes crônicos e os jovens entre 20 e 29 anos. Depois serão imunizados os idosos e adultos entre 30 e 39 anos.

Cerca de 900 mil pessoas serão imunizadas até o final da campanha de mobilização, no mês que vem. Apesar da vacina, a população deve continuar com os cuidados para evitar a doença, como lavar as mãos com frequência e usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar.

Meningite e pneumonia

Hoje tem início a campanha de vacinação dirigida para crianças com idade entre dois meses e dois anos incompletos. Elas devem tomar a vacina conjugada Pneumocócica 10-Valente.

A dose vai proteger contra meningites, pneumonia, sinusites e otites. A expectativa é vacinar 40 mil crianças desta faixa etária. Os pais ou responsáveis podem procurar qualquer unidade de saúde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna