A programação de missas foi intensa ontem nas paróquias de Curitiba. No início da manhã, o começo da Quaresma (que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Páscoa) fez com que muitos fiéis assistissem à missa na Catedral Basílica, na Praça Tiradentes.
A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti. O momento de maior destaque foi o de imposição das cinzas, quando os fiéis eram convidados à conversão.
“Na Quaresma, os católicos devem procurar uma mudança de vida através do jejum e da oração. É um período de reflexão e meditação, que nos prepara para viver intensamente a Páscoa e no qual devemos praticar a caridade, a solidariedade e a fraternidade”, disse dom Moacyr.
O administrador de empresas Leopoldo Garcia sempre assiste à missa na Quarta-feira de Cinzas. Ontem, ele estava entre os fiéis que foram à Catedral e contou que também costuma participar da Campanha da Fraternidade. “Sempre participo e procuro transmitir as mensagens divulgadas durante a campanha. A Igreja não pode fazer isso sozinha”, declarou.
A diarista Natir Duarte da Silva não pôde assistir à celebração, pois teve que trabalhar. Mesmo assim, ela fez questão de passar pela Catedral e fazer uma oração.
“Aprendi com os meus pais a respeitar o período da Quaresma e passei este ensinamento aos meus filhos. É um período de grande importância para os católicos”, afirmou.