Uma multidão se reuniu, ontem de manhã, em frente ao cemitério municipal do Água Verde, em Curitiba, para a tradicional missa do Dia de Finados. Sob um sol forte e muito calor, a celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom Moacyr José Vitti e teve duração de cerca de uma hora e meia.
“O objetivo dessa missa é rezar e comungar pelos nossos entes queridos já falecidos. A celebração nos traz esperança e a certeza de que a morte não é o fim”, disse o coordenador dos ministros extraordinários da paróquia Nossa Senhora do Guadalupe, Fernando Macedo.
Segundo dom Moacyr, o Dia de Finados deve ser considerado de alegria pela certeza de que os falecidos estão na glória de Deus. “Hoje (ontem) é um dia de reflexão sobre a morte, que nos acompanha desde o dia de nosso nascimento. Para quem tem fé em Jesus Cristo, a morte não representa uma aniquilação, mas sim uma vida nova”, declarou.
Segundo a prefeitura de Curitiba, 500 mil pessoas visitaram os quatro cemitérios municipais e os dezoito particulares neste feriado, volume 15% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. A venda de flores foi 50% superior em relação a 2008.