Logística

Ministro promete conclusão da Transbrasiliana

A inauguração de uma das maiores obras de interseção rodoviária do Brasil marcou também o anúncio oficial da pavimentação do último trecho da Transbrasiliana (BR-153) ainda sem asfalto no país. O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos afirmou, durante a solenidade realizada no trevo Marabá, em Tibagi, nesta sexta-feira (2), que o governo federal vai concluir a pavimentação da rodovia entre o distrito de Amparo e Imbituva, passando por Ipiranga.

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo e Silva e o superintendente do Departamento Nacional de Infreaestrutura de Tráfego José da Silva Thiago também participaram da cerimônia ao lado de representantes políticos de toda a região, entre eles três deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

A notícia foi recebida com muitos aplausos pelas lideranças comunitárias da região que se reuniram sob tenda montada especialmente para a solenidade de inauguração no trevo entre a 153 e a BR-376, Rodovia do Café, onde foram aplicados R$ 19 milhões em recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Estamos trabalhando já olhando para a continuidade da pavimentação da BR-153. Até fevereiro estaremos recebendo as propostas para o desenvolvimento do projeto de engenharia do trecho que vai do Amparo até Imbituva”, garantiu Passos. A obra poderá usar mais de R$ 90 milhões no trecho de 62 quilômetros.

Segundo o ministro das Comunicações, o projeto de pavimentação da Transbrasiliana é muito antigo e será concluído no governo de Dilma Rousseff (PT). “Ouvi pessoas aqui da região dizendo que desde 1965 havia projetos de se fazer esta obra. Estamos agora completando. Vai melhorar e muito a infraestrutura logística do Estado e temos condição de melhorar mais ainda”, assegurou Paulo Bernardo.

Para o prefeito Sinval Silva (PMDB), o entroncamento rodoviário é atrativo para a instalação de indústrias e também para o turismo, que “cresce a passos largos”, sem esquecer do setor madeireiro que já movimenta a economia da região. “Muito progresso, muito desenvolvimento virá com essa interligação rodoviária”, acentuou.

Trevo

A obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou em setembro de 2009 no encontro entre a BR-153 (Transbrasiliana), que faz a ligação Norte-Sul do país, e a BR-376 (Rodovia do Café), que liga Curitiba e Litoral ao Norte do Estado. O trevo, somente com conversões à direita, é o dispositivo mais completo de interseção entre rodovias e possui extensão total de 27 quilômetros. Todas as alças e loopings possuem acostamentos e a concepção deste formato garante maior segurança aos usuários em todas as possibilidades de percurso.

Para Paulo Passos, é “uma obra moderna, um trevo de grande capacidade de escoamento, de ordenamento do fluxo de transportes”, pois já prevê a continuidade da BR-153 em direção ao Sul e a a duplicação futura da BR-376 no viaduto que passa por cima da BR-153. “Com essas iniciativas, estamos falando em promover o progresso, promover o bem estar, criar condições para que a população possa crescer para que essa região, que é uma bela região do Estado do Paraná, se torne cada vez mais rica e mais próspera”, finalizou Passos, em seu discurso.

O prefeito Sinval reforçou que o investimento de quase R$ 20 milhões no trevo justifica-se pela grandiosidade da obra que tem oito ramos, incluindo quatro folhas. “Não é um trevo, é o trevo”, sublinhou, reforçando que desde a construção da Rodovia do Café, Tibagi ficou por muitos anos isolada do mapa rodoviário do Paraná. “Agora essa ligação com certeza vai ajudar a desenvolver nossos municípios. O IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] divulgou que Tibagi é a segunda maior economia do agronegócio no Paraná e o 47º PIB [Produto I,nterno Bruto] agropecuário brasileiro. Isso foi conquistado sem ter uma interligação rodoviária importante como essa. Imagina o que vai acontecer nos próximos anos”, prevê.

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