O ministro das Comunicações, Hélio Costa, garantiu verbalmente a outorga para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) de uma TV geradora, em canal aberto, que deverá funcionar no Canal 40 (UHF). A garantia foi dada na última quarta-feira (20), durante audiência com três representantes da bancada paranaense no Congresso e com o reitor da UEL, Wilmar Marçal.
Durante o encontro o deputado Alex apresentou um requerimento, assinado por todos os 30 deputados federais do Paraná e pelos três senadores, solicitando a outorga da geradora da TV UEL. A expectativa é que a portaria da outorga seja publicada no Diário Oficial ainda neste primeiro semestre.
A TV UEL é um sonho de mais de uma década. Em 1994 a UEL conseguiu a outorga para uma retransmissora e desde 2004 tramita no Ministério das Comunicações um processo que solicita a transferência para uma geradora de imagens e som. A proposta é ousada e prevê implantar uma emissora pública, de caráter educativo, semelhante à experiência de programação da Rádio Universidade FM, que completou 17 anos este mês.
O reitor da UEL adiantou que o próximo passo é esperar a publicação da outorga e centrar esforços para adquirir equipamentos e montar uma produtora. Paralelamente, a Universidade analisa um pedido de renovação de convênio com a TV Paraná Educativa, de Curitiba. Segundo o reitor, a idéia é manter a disponibilidade da TV estadual no Canal 40 e ir construindo, gradativamente, uma grade própria. Para isso será preciso envolver os alunos e professores do curso de Jornalismo, através do Departamento de Comunicação da UEL.