Ministro autorizará novos leitos de UTI para o Estado

O ministro da Saúde, Humberto Costa, anunciou ontem que estará em Curitiba dia 19 de agosto para assinar o protocolo de criação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Estado. O assunto será discutido hoje em Brasília, em uma reunião entre Costa e o Secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, que entregou na semana passada ao ministro a proposta de criação de 335 novos leitos de UTI no Paraná. O número é suficiente para cobrir o déficit registrado há quase 10 anos de 172 leitos e para deixar uma sobra nas cidades que são consideradas sedes de macroregiões, como Londrina e Curitiba.

Na reunião de Brasília, Xavier apresentará a proposta final da secretaria de criação dos leitos de UTI (geral, pediátrica e neonatal) e da sua divisão por município. “Já havíamos solicitado mais que o mínimo porque a necessidade do Estado é de quase o dobro daqueles 172 leitos.” Os novos leitos solicitados estão nas 22 Regionais de Saúde do Estado e vão garantir o atendimento do paciente na sua cidade.

O Ministério da Saúde já autorizou em junho o credenciamento de 122 leitos no Paraná e o governo do Estado garantiu a manutenção de outros 50. Os 163 leitos restantes para chegar aos 335 solicitados pelo Paraná serão o motivo principal da reunião entre Xavier e Costa. Cerca de 50% dos 335 leitos já existem no Estado e precisarão apenas ser credenciados e os demais devem ser construídos até o final do ano. No projeto, está incluída a criação de leitos de UTI em cidades que nunca tiveram nenhum, como é o caso de Telêmaco Borba.

A cidade que mais deve receber leitos de UTI credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é Ponta Grossa, sede da 3.ª Regional de Saúde que abrange mais 11 municípios. O último leito de UTI foi cadastrado na região há mais de 10 anos. Havia 18 leitos disponíveis para uma população de 550 mil pessoas. O déficit era o maior do Estado, 35 leitos. “Estamos resolvendo em tempo recorde um problema de anos”, diz Xavier.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo