Pandemia covid-19

Ministério Público pede fechamento do comércio, igrejas e atividades não essenciais no Paraná

MP-PR pede que atividades não essenciais não funcionem durante a pandemia. Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná.

*** Vai ter lockdown no Paraná a partir de 1° de julho? Leia mais!

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou uma ação contra o Estado do Paraná para que a reabertura e funcionamento do comércio e atividades não essenciais seja invalidada durante a pandemia do novo coronavírus. O pedido do MP-PR é para que todos os eventos religiosos sejam suspensos, assim como a obrigação do governo do Paraná adotar medidas restritivas para evitar qualquer tipo de aglomeração.

Assista ao vivo: Ratinho Júnior anuncia novas medidas para o Paraná

Além disso, a ação pede que o lockdown seja implantado nas macrorregiões do Oeste e Leste paranaense para evitar o colapso do sistema de saúde. Em vigor desde o último dia 22, um decreto do governador Ratinho Junior determinou restrições para a venda de bebidas alcóolicas, entre outras medidas.

A ação civil do MP-PR, feita de forma composta pelas promotorias de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, será analisada pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

LEIA MAIS – ACP pede pra população denunciar comércio fora do horário da bandeira laranja em Curitiba

“Seja determinado ao Estado do Paraná a obrigação de adotar medidas restritivas harmonizáveis com o atual momento pandêmico – dentre as quais o denominado lockdown (restrição total às atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde), senão em todo, em algumas regiões do território paranaense -, capazes de assegurar que os imprescindíveis distanciamentos e isolamentos sociais afetos a este período resultem efetivamente observados, sob pena de não apenas continuarmos com o manifesto aumento de pessoas diagnosticadas, mas também de óbitos decorrentes da referida doença, além de rumarmos ao inevitável colapso da rede de saúde (pública e privada)”, diz o trecho da ação.

LEIA AINDA – Quatro hospitais de Curitiba estão com UTIs para covid-19 lotadas

Os casos de covid-19 dispararam no Paraná após a reabertura do comércio, no início de junho. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do estado, divulgada no domingo (28), são 20.516 casos confirmados e 586 mortes por coronavírus.


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo


Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna