O Ministério Público do Paraná (MP-PR) apresentou ontem o plano de gestão estratégica da instituição, que deve ser seguido pelos próximos nove anos, a partir do qual pretende melhorar os serviços prestados à população.
Com objetivos e metas definidos para a ampla gama de atribuições do MP-PR, o órgão passa a adotar estratégia já muito utilizada por empresas privadas e mesmo por alguns órgãos públicos, com definições a longo prazo e fiscalização dos itens propostos.
“O MP-PR não quer simplesmente gastar menos ou otimizar pessoal, mas organizar internamente sua casa para atingir mais objetivos de alcance social”, afirma o promotor de Justiça da subprocuradoria geral para Planejamento Institucional do MP-PR, Eliezer Gomes da Silva.
O controle do trabalho da instituição passará a ser feito mensalmente, o que não acontece atualmente. “O objetivo do planejamento estratégico é atender o compromisso do Ministério Público com determinados projetos fundamentais e permitir o acompanhamento da população a partir da intervenção do MP-PR”, completa o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.
Assim, o MP-PR poderá, nos próximos anos, quantificar resultados e verificar em que medida suas ações beneficiam a sociedade, como saber o volume de recursos que são restituídos aos cofres públicos a partir da atuação da instituição.