A liberação de 50% do empenho de recursos que faltam para a conclusão das obras de pavimentação do trecho entre Bocaiúva do Sul e Adrianópolis da BR-476, mais conhecido como Estrada da Ribeira, foi garantida pelo Ministério dos Transportes, informou ontem o deputado federal Max Rosenmann (PMDB). A estrada vem correndo o risco de não ser finalizada, desde que na semana passada, a empresa que executa a obra, a J. Malucelli Construtora, sinalizou que poderia paralisar suas atividades, caso não houvesse a assinatura do documento que garante os R$ 16 milhões de reserva financeira alocada para o pagamento do serviço.
Segundo o deputado, o ministério também se comprometeu a liberar o empenho dos 50% restantes nos próximos 30 dias, para que haja a conclusão do trecho. ?Acredito que agora a obra não vai mais parar?, considerou o deputado.
Rosenmann afirmou que teve um encontro com prefeitos e lideranças da região na última sexta-feira, durante o Fórum de Desenvolvimento Territorial do Vale do Ribeira, que pediram a ele que intercedesse pela estrada. ?Conversei com o ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento, que garantiu a liberação?.
Dos 94 quilômetros faltam apenas quatro para a conclusão da pavimentação da Estrada da Ribeira. A obra começou há oito anos e foi paralisada algumas vezes. Na semana passada, o diretor-administrativo da J. Malucelli, Ernesto Scarante, afirmou que a rodovia deveria estar pronta há cerca de um ano, o que não ocorreu por falta de liberação de recursos.