O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Rede Nacional de Agrometeorologia, lançou ontem novo pré-alerta e alerta meteorológicos sobre riscos de perdas nas lavouras por causa de problemas climáticos ocorridos nas regiões produtoras. Esse segundo pré-alerta foi divulgado novamente aos produtores de café do Paraná, que podem sofrer prejuízos por causa de geada.

A Coordenação dos Serviços de Zoneamento e Monitoramento Agrícola do Mapa e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que integram a Rede Nacional de Agrometeorologia, alertam sobre risco de perdas nas lavouras de café por geada nas madrugadas de sábado e domingo na maioria das regiões do Estado, inclusive na região cafeeira do Paraná que abrange cerca de 15 mil hectares. Além do serviço de alerta, a Rede Nacional de Agrometeorologia recomenda às Empresas de Assistência Técnica regionais orientarem os agricultores sobre as medidas a serem adotadas para evitar maiores perdas da produção.

No caso do Paraná, se o cafeeiro for pequeno, o produtor deve cobrir de terra toda a planta. Se for maior, deve cobrir de terra apenas o pé do cafeeiro (geada que ataca a canela do cafeeiro).

continua após a publicidade

continua após a publicidade