A celebração do Corpus Christi reuniu milhares de pessoas ontem, no centro de Curitiba. Na missa conduzida pelo arcebispo Dom Moacyr Vitti e na procissão da Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz até o Palácio Iguaçu, os fiéis católicos celebraram a eucaristia, que para eles simboliza a conversão do pão e do vinho em corpo e sangue de Jesus Cristo.

continua após a publicidade

A festa começou com apresentação musical do padre Reginaldo Manzotti, seguida da missa. “Deus se faz nosso alimento e nossa bebida. Esse é o mistério que Cristo revelou e realizou para a nossa salvação”, afirmou Dom Moacyr aos fiéis, que depois saíram em procissão até o Centro Cívico.

A comemoração teve como foco a juventude, tema da Campanha da Fraternidade de 2013 e da Jornada Mundial, que será realizada em julho, no Rio de Janeiro, com a presença do papa Francisco. “O papa vem para animar o encontro com Jesus. É ele quem quer encontrar os jovens e libertar todos que se encontram na droga, violência e marginalidade”, declarou.

Para os fiéis, a participação representa devoção. “É a procissão mais importante da nossa igreja. Celebramos a presença de Jesus entre nós. Ele veio ao mundo para nossa salvação e temos que levar ao pé da letra seus ensinamentos”, ressalta a técnica em turismo Lourdes Silva.

continua após a publicidade

A comemoração do Corpus Christi tem origem no século 13, através do papa Urbano IV. “Surgiu da necessidade de demonstrar publicamente a fé no Cristo vivo. Não adoramos um deus distante, mas um deus próximo, que é pão”, explica o padre Alex Cordeiro.