Funcionários da Volkswagen de São José dos Pinhais fazem assembleias hoje, nas entradas dos três turnos (às 5h40, 14h e 22h30), para votar a proposta de suspensão de 300 contratos de trabalho pelo sistema chamado “layoff”. Com base no artigo 476 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) negocia com a direção da montadora para que esse grupo de empregados participe de curso de qualificação profissional durante três meses e receba o seguro-desemprego. A ideia é que a empresa complemente o restante do salário e garanta os postos de trabalho.
A primeira dessa reuniões, realizada na manhã desta segunda-feira (17) e que contou com mais de 800 funcionários, aprovou a proposta de layoff, negociada entre o SMC e a montadora alemã. Para que a pauta se concretizada, ela deve ter reaultado positivo nas outras duas assembleia.
Pautas
O SMC também pede que todos os trabalhadores tenham a direito a todos os benefícios de um contrato de trabalho normal, como INSS, 13.º salário, férias, Participação nos Lucros e Resultados, além de 8% de FGTS (direitos que não são obrigatórios em acordos de layoff). A empresa não comentou a questão.
Na avaliação do SMC, a demora da Volkswagen em anunciar e realizar investimentos e trazer novos produtos para a fábrica paranaense resultou em perda de competitividade e mercado para a montadora no Brasil. “A fábrica de São José sempre se destacou em volume de produção da outras plantas do Brasil. Porém, é a ultima a receber investimentos e novos produtos, o que, a nosso ver, prejudicou a competitividade, a busca de mercado e os trabalhadores que, agora, vão ter que aderir a esse layoff para não perder seus empregos. Tudo por falta de estratégia da empresa, que insiste em não reconhecer a qualidade da mão de obra do trabalhador paranaense”, avalia o presidente do SMC, Sérgio Butka.
A planta de São José dos Pinhais conta com 3.400 colaboradores. Só no chão de fábrica, são 2.400 – 800 em cada turno. Com capacidade para produzir 870 veículos por dia, atualmente a unidade fabrica 640 distribuídos entre os modelos Fox, Crossfox e Spacefox. Em 2015, está programado o início da produção do Novo Golf, Audi A3 Sedã e Audi A3Q3.