Merenda escolar terá 85% mais alimentos da agricultura familiar

A alimentação escolar servida aos alunos de 2.368 escolas da rede estadual terá uma parcela maior de alimentos produzidos por pequenos agricultores. O governador Beto Richa autorizou a aquisição de R$ 32 milhões em produtos da agricultura familiar. O recurso ampliará a quantidade de 6.366 toneladas, comprados ano passado, para 11.779, neste ano, o que representa 85%.

“A presença desses produtos na merenda é um estímulo ao consumo de frutas e hortaliças pelos alunos, e também impulsiona a economia dos municípios e melhora a qualidade de vida das famílias”, destacou Richa.

Para o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, a participação da agricultura familiar na merenda fortalece também o associativismo. “A ação que está levando mais qualidade na alimentação e estimulando hábitos saudáveis nos alunos também é um fator de geração de renda e de associativismo”, afirmou.

Com mais recursos destinados nos dois últimos anos, a participação da agricultura familiar paranaense na merenda escolar subiu consideravelmente e houve também uma grande diversificação de produtos na alimentação dos alunos. De 2.472 toneladas, em 2010, para 11.779 toneladas em 2013.

Neste ano, serão 136 instituições de agricultores familiares que fornecerão alimentos para 2.368 escolas estaduais. São 83 itens de 12 grupos: açúcares, carne e ovos, cereal, feijão, frutas, hortaliças, iogurte, legumes, leite, panificados e sucos. Durante o ano, essa quantidade de alimentos estará presente nas escolas estaduais de 374 dos 399 municípios paranaenses.

Dentro do edital de chamada pública da Agricultura Familiar, a Secretaria Estadual da Educação prioriza e incentivo aos produtores orgânicos, que recebem 30% a mais pelo mesmo item pago ao produto convencional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo