A Prefeitura de Curitiba investirá mais R$ 1,5 milhão para concluir as obras de manutenção e ampliação do Mercado Municipal de Curitiba, entregue inacabado e com vários problemas no fim do ano passado.

continua após a publicidade

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (02) pelo prefeito Gustavo Fruet, durante a comemoração do aniversário de 55 anos do complexo. A previsão é que as obras sejam concluídas em dois meses.

As obras já foram retomadas nesta sexta-feira, com atenção especial ao elevador que dará acesso a pessoas com deficiência ao piso superior, onde estão instalados o Setor de Orgânicos e a Praça de Alimentação. O elevador deve estar funcionando na próxima semana.

A obra inicial tinha investimento previsto de R$ 5, 5 milhões. Porém, por erros de execução e projetos na gestão anterior, foi necessário negociar valores e aditivos ao contrato com a construtora, firmado em 2010. Devido a esses impasses, a obra estava suspensa há sete meses.

continua após a publicidade

“Houve falha. Por isso, a interrupção e a necessidade de reequilibrar o contrato e ajustes que já deveriam ter sido realizados. Mas o nosso olhar é para a frente, para o futuro, para a melhoria do conforto e da segurança dos permissionários e dos usuários”, disse o prefeito.

As obras de melhoria e ampliação do Mercado Municipal começaram em 2010, com três meses de atraso. A previsão de conclusão era de 14 meses, ou seja, em agosto de 2011. São dois contratos em convênio com o Ministério da Agricultura e um contrato exclusivo com a Prefeitura.

continua após a publicidade

Além de problemas com medição, a construtora contratada solicitava a inclusão de aditivos nos valores por conta de ajustes de preços e trabalhos obrigatórios não previstos e não empenhados, como a inclusão de uma parte estrutural, estaqueamento e concretagem. Apesar das pendências, o prédio foi inaugurado pela gestão anterior, inacabado, no final do ano passado.

Retomada

O sistema de ar condicionado e o elevador para pessoas com deficiência são as obras mais aguardadas. De acordo com o secretário municipal de Abastecimento, Aldo Fernando Klein Nunes, o equipamento não foi concebido da forma mais adequada. Ele informou que foram negociados com a construtora alguns ajustes no equipamento para que traga mais segurança aos usuários.

Para a entrega do elevador será feita pintura e revisão do equipamento. “Vamos concluir as obras, inclusive para atender ao consumidor e aos turistas que virão no próximo ano, em função da Copa do Mundo”, afirmou Klein Nunes.

Por ser mais complexa, a implantação e o funcionamento do sistema de ar condicionado é a obra que consumirá maior tempo para execução, com previsão para ser concluído até final de setembro.

A maior parte das obras é de pequeno porte, como pequenos reparos de pintura, entrega dos banheiros da Rua General Carneiro e de outros espaços da galeria superior, verificação da ligação de esgoto em um ponto do prédio com a Avenida Sete de Setembro e verificação de possível vazamento no piso térreo.

Ainda haverá substituição de quadro de incêndio das bombas, revisão das botoeiras e das tubulações de incêndio e fornecimento de materiais de paisagismo para decoração.

Será realizado também o início da montagem de uma câmara fria de uma das peixarias, que foi alterada para permitir a implantação de uma área de recepção de cargas de carnes e peixes pelos fundos do prédio.

Comemorações

Para marcar o aniversário do Mercado Municipal, a Banda Lyra tocou o tradicional “Parabéns”. Também houve o corte do bolo, que foi distribuído aos presentes. O prefeito disse que, além da retomada das obras, serão real,izadas outras ações para incentivar a participação e atração de pessoas ao mercado.

“Vamos realizar a Semana do Leite, o circuito da carne, a avenida do peixe, e de um congresso sobre vegetarismo e alimentação saudável”, comentou Fruet. Os projetos para esses eventos serão desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Abastecimento.

Também participaram da festa de aniversário do Mercado Municipal o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado; o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni; entre outros vereadores e administradores regionais.