O Mercado Municipal completou ontem (02) 56 anos de fundação. Tradicional centro de abastecimento, abriga 193 empreendedores que geram mais de mil empregos diretos, atendendo uma média semanal de 60 mil pessoas.
“É uma das histórias mais bonitas de Curitiba. Ponto de encontro, gastronomia, referência e turismo”, disse o prefeito Gustavo Fruet, durante o evento realizado na manhã de sábado e que reuniu permissionários, frequentadores e a população. Ele contou que o Mercado Municipal vai ganhar, em breve, obras de substituição do telhado da praça de alimentação e do setor de hortifrutigranjeiros; sistema de áudio em toda a área interna e mudança de tráfego na Avenida Sete de Setembro para adequar a parada do ônibus da Linha Turismo.
Para marcar o aniversário do mercado, o prefeito participou da entrega de um paraciclo e bicicletário, na garagem interna, para abrigar os ciclistas. A estrutura foi montada pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme). Um outro bicicletário deve ser instalado na área externa pela Prefeitura.
O secretário do Abastecimento, Aldo Klein Nunes, disse que o Mercado Municipal vem se modernizando para atender cada vez melhor a população. “O Mercado vem sofrendo adaptações para acompanhar o ritmo da cidade, de crescimento e desenvolvimento”, afirmou.
O presidente da Asceme, Mário Shiguemitu Yamasaki, falou de como o mercado é referência em oferta de produtos gastronômicos. “Hoje, com todas as mudanças e incentivos, oferecemos desde a mais simples hortaliça até a mais exótica especiaria o que faz do Mercado um centro de compras, lazer e encontros da família curitibana”, disse.
Dez permissionários que estão no Mercado Municipal desde a sua fundação, em 2 de agosto de 1959, foram homenageados pela longa permanência no mesmo ponto comercial. São eles: Ionézio Matzumoto da Pastelaria Curitiba (1959), Sue Midzuno da Peixaria Santa Clara (1958), Yoshiro Nakagawa da Banca do Yoshiro (1969), Armando Boareto do Calçados Vila Rica (1959), Darci dos Santos Wiebitzki do Açougue Uberaba (1961), Yoshiro Yamazaki da Banca da Júlia (1969), Gerson Honorio da Floricultura Cristiane (1972), Eliseu Mário Suguimati do Box do Eliseu (1976), Luiz Pavanello da Casa da Azeitona (1978) e Chigunobu Yochida da Barbearia (1960).
Participaram do evento a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, secretários municipais e a comunidade.