continua após a publicidade

Consumidores já podem fazer compras depois do expediente de trabalho.

O Mercado Municipal ampliou o horário de atendimento. A partir de hoje, o Mercado funciona de terça a sábado das 6h às 20h. O horário continua o mesmo nos domingos (8h às 15h) e segundas-feiras (6h às 14h). O novo horário, que amplia o atendimento em duas horas, foi definido em portaria assinada pelo secretário municipal do Abastecimento, Paulo Base, depois de uma reunião com os permissionários do Mercado Municipal.

Segundo o secretário, a revitalização da Rua General Carneiro ampliou a segurança, o que permitiu estender o horário, atendendo à demanda dos consumidores que, assim, podem fazer suas compras depois do expediente de trabalho. A revitalização da General Carneiro foi entregue ontem pelo prefeito Cassio Taniguchi. A obra inclui novas calçadas, piso em paver, mais confortável e seguro que as antigas lajotas de granito e um novo e completo sistema de iluminação.

A ampliação de horário do Mercado Municipal, de acordo com o secretário Paulo Base, beneficiará não só o público em geral, mas também será responsável pela geração de mais empregos. "A região, próxima ao Eixo Rebouças, novo endereço do lazer da cidade, ganha vida noturna saudável e, com o novo horário, os permissionários deverão contratar mais funcionários para atender a demanda crescente de quem faz do Mercado o tradicional endereço de compras", acredita.

continua após a publicidade

Nos últimos seis anos, a Prefeitura investiu em torno de R$ 2,4 milhões em reformas do Mercado Municipal inaugurado em 1958, incluindo nova instalação elétrica, pintura externa, pavimentação do estacionamento para carros, reforma dos boxes, substituição de bancas de hortigranjeiros, ampliação dos sanitários, substituição do piso e troca de toda a rede hidráulica e de esgotos.

O Mercado tem 232 boxes e 98 bancas e a previsão é que com o novo horário, as vendas aumentem em torno de 20%. Neste ano foram comercializadas 123,5 toneladas de produtos no atacado e 80 toneladas de produtos no varejo.

continua após a publicidade

Serviço – O Mercado Municipal fica na Avenida 7 de Setembro, 1.865 (Jardim Botânico). Às segundas-feiras, funciona das 6h às 14h; de terça a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos domingos, das 8h às 15h.

Comerciante briga com a Prefeitura

O comerciante Gerson Honório Alves está indignado com uma exigência feita pela Prefeitura em relação à sua floricultura no Mercado Municipal. Segundo ele, a Prefeitura quer proibí-lo de comercializar pequenos animais, como pássaros, hamsters e chinchilas.

A floricultura funciona no Mercado Municipal há 36 anos. Há sete anos, as flores dividem espaço com um aviário, responsável por 50% das vendas do estabelecimento. "Há algum tempo, a Prefeitura vem alegando que o aviário não tem ventilação e que os bichos se sentem oprimidos. Isso não é verdade, pois os animais que não são vendidos são levados para passar um tempo em nosso viveiro, justamente para não ficarem estressados".

Gerson conta que a Prefeitura propôs, há alguns meses, que ele cedesse duas alas de seu estabelecimento, atualmente na área interna do Mercado, em troca de duas alas externas para acomodar o aviário. Assim, as flores continuariam sendo vendidas dentro do Mercado e os animais do lado de fora. "Aceitei a proposta e, para evitar conflitos, até deixei de comercializar animais maiores, como pavões, galinhas e marrecos. Porém, na última quinta-feira, recebi uma intimação judicial para fechar o aviário, que é de grande importância no faturamento de meu estabelecimento e também um grande atrativo do Mercado Municipal", afirma. Gerson pretende recorrer da decisão judicial.

Secretaria

Segundo a Secretaria do Abastecimento de Curitiba, Gerson tinha permissão para comercializar flores e aves dentro do Mercado Municipal devido à Portaria 40, de 1997. Em 2002, porém, outra portaria da Vigilância Sanitária, número 21, revogou parte da Portaria 40, proibindo o comércio de aves e outros animais vivos dentro do Mercado, pois no local também são vendidos alimentos. (Cintia Végas)