Você já imaginou encontrar em um mesmo local verduras, flores, comida caseira, produtos eletroeletrônicos e obras de arte? Isso tudo está reunido no Mercado Municipal de Curitiba, que agora abre espaço para exposições culturais de artistas da região.
A primeira mostra, aberta ontem, é Frutos, Flores, Cores e Sabores, que reúne objetos de arte e artesanato, como quadros, móveis, mosaico e madeira reciclada.
A idéia da exposição, comenta a arquiteta e produtora, Cláudia Guimarães Pinto, foi reunir elementos que podem ser encontrados no Mercado Municipal e mesclar com as obras. “Tudo aqui está ambientalizado com o local”, disse, acrescentando que o próprio nome da exposição remete à proposta.
As peças estão expostas entre as duas praças de alimentação do Mercado, que foi totalmente revitalizado em 2002 e incluído no roteiro de turismo da cidade. As paredes do corredor receberam nova pintura para abrigar a exposição. “A intenção da pintura foi dar cor e vida para as paredes, que também são elementos da exposição, e se encaixam perfeitamente no tema proposto, que remete aos frutos, flores, cores e sabores”, explicou.
Variedade
As peças expostas reúnem o trabalho de artistas curitibanos. Liliane Branco, da Ruela das Artes, é pintora e escultora autodidata. Ela começou a pintar em 1999, e utiliza técnica mista para reprodução de frutas e temas voltados ao abastecimento alimentar encontrado no Mercado Municipal. Regina Maris Uiama, também da Ruela das Artes, mostra pratos, objetos e bandejas com mosaicos.
Os móveis rústicos levam a assinatura de Daisy Basetti, do Armazém de Móveis, que está expondo peças que contam parte da historia do local. São mesas, cadeiras, estantes e bancos confeccionados em madeira de lei que, até pouco tempo atrás, faziam parte do mobiliário das casas, mercados, empórios e armazéns.
A ambientação de um entreposto de abastecimento, como o Mercado Municipal, é feita com a utilização de caixotes de frutas e hortigranjeiros, até hoje usados pelos feirantes e agora vistos pela ótica de Cláudia Bianco, Isabela Kiryla e Diva Negrão, do Empório da Madeira.
História
O Mercado Municipal foi inaugurado em 2 de agosto de 1958, sendo considerado hoje o principal entreposto de abastecimento de Curitiba. Em uma área de 4,5 mil metros quadrados abriga 100 bancas de hortifrutigranjeiros e cerca de 90 boxes de venda de diversos tipos de alimentos e produtos industrializados. No ano passado o local passou por uma completa revitalização, quando foram investidos pela Prefeitura Municipal R$ 1,7 milhão. Os recursos foram aplicados na substituição do piso, central de gás, tubulações de água, telefonia e rede elétrica. Também, adequação da cobertura, exaustores, sistema de ventilação lateral e pintura de todo o pavilhão.
Serviço – A exposição Frutos, Flores, Cores e Sabores fica no Espaço Cultural do Mercado Municipal até dia 3 de agosto. O acesso é pela Avenida 7 de Setembro, 1865. Ela pode ser visitada durante o horário de funcionamento do local, que é de terça-feira a sábado, das 6h às 18h; aos domingos, das 7h às 12h, e às segundas-feiras, das 6h às 14h. (Rosângela Oliveira)