O Mercado Municipal de Orgânicos terá uma agrofloresta nativa urbana, formada principalmente por árvores frutíferas e palmeiras nativas brasileiras e de ervas aromáticas. O jardim produtivo será montado pela Prefeitura no corredor da entrada principal do mercado, na rua da Paz.
“A ideia é mostrar que é possível cultivar temperos em vasos e também quais são as frutas brasileiras que as pessoas podem cultivar em Curitiba”, diz o diretor do Departamento de Unidades Comerciais da Secretaria Municipal do Abastecimento, Luiz Gusi.
A agrofloresta será um cartão de visita para os frequentadores do Mercado de Orgânicos, com a nova ornamentação na entrada, e uma forma de divulgação o conceito de produção agroecológica.
O jardim ficará pronto em fevereiro de 2011. Os dois lados do corredor, de 20 metros de cumprimento cada, serão ornamentados com plantas adultas, algumas em produção.
A Secretaria do Abastecimento selecionou jabuticabeiras, pitangueiras, goiabeiras, cambuí e grumixama para a agrofloresta. As duas últimas são típicas da região de Curitiba. Também serão colocados cinco tipos de palmeiras, como o palmito juçara e o açaí.
As plantas terão entre cinco metros e seis metros de altura, e serão plantadas em vasos especiais, formando um corredor verde bem na entrada do mercado. Duas palmeiras serão dispostas na praça de alimentação.
As hortaliças também serão prestigiadas no novo paisagismo do Mercado de Orgânicos. Para mostrar a diferença entre os tipos de produção de legumes e verduras, a equipe do projeto Agricultura Urbana, da Secretaria Municipal do Abastecimento, montará três estações com produção convencional, hidropônica e orgânica.
Depois de pronto o novo paisagismo agroecológico, um dos focos será trabalhar com visitas monitoradas, principalmente de crianças.