O Mercado Central de Curitiba é um dos espaços mais democráticos da cidade, onde é possível comprar vestido de festa junina e discos antigos, tirar foto na hora, almoçar e fazer a feira, tudo sob o mesmo teto na Praça Rui Barbosa. Quem ainda não conhece o mercado pode aproveitar o feriadão. O funcionamento será normal hoje e amanhã, das 8h às 19h.
O estacionamento subterrâneo tem duzentas vagas para quem vai de carro, ao preço de R$ 2,40 por hora. Quem prefere o transporte coletivo também chega fácil, porque a Praça Rui Barbosa é ponto de parada de 49 linhas de ônibus.
O visitante que espera encontrar artesanato repetitivo, produtos iguais em vários boxes, vai se surpreender com a criatividade dos comerciantes. A maioria fabrica os produtos que vende e sempre arruma um jeito de deixar o presente diferente.
Uma atração especial é a revistaria de Mário Sérgio da Costa. Além de revistas atuais, ele vende discos antigos que são verdadeiras raridades. Quem tem menos de 20 anos acha engraçado, mas o vendedor garante ter uma clientela fixa que adora o som do vinil.
“Pelas minhas contas, cerca de 15% da população curitibana não aderiu ao CD e permanece fiel ao LP”, afirmou.
Nem só de coisas exóticas vive o Mercado Central. Se o freguês decidiu entrar no clima das festas juninas, pode encontrar tudo que precisa.