Mente e corpo em equilíbrio na capital

O alcance do eqüilíbrio do corpo e da mente. Esta é a principal finalidade do tai chi chuan, cujo dia foi comemorado ontem em diversas partes do mundo, e faz parte do calendário de eventos estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Curitiba, praticantes realizaram apresentações gratuitas no Parque Barigüi.

O tai chi chuan surgiu no século XIX, na China, como uma arte marcial. Porém, atualmente, é pouco utilizado como luta, sendo mais procurado por seus aspectos terapêuticos. ?A prática melhora a circulação sangüínea, combate o estresse, previne a fadiga muscular, melhora a coordenação motora e a consciência corporal?, comenta o diretor da Associação Internacional de Praticante de Tai Chi Chuan, Levis Litz.

Tudo isso acaba se refletindo no dia-a-dia das pessoas, o que faz com que o tai chi chuan seja recomendado por muitos médicos como uma prática auxiliar de tratamento e mesmo utilizado em alguns hospitais. Outra vantagem da atividade é que ela é de baixo impacto, podendo ser realizada por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

?Ao contrário do karatê, o tai chi chuan não possui faixas que indiquem o nível do praticante, sendo que o limite da prática é imposto pela própria pessoa. Além disso, a arte pode ser praticada em qualquer local e sem necessidade de apetrechos?, embora muitas vezes sejam utilizados saibros, bastões e espadas. Em Curitiba, existem vinte locais que oferecem aulas. Eles podem ser consultados através do site www.fotoserumos.com/taichi.

Praticantes

Os adeptos do tai chi confirmam os benefícios da prática. A dona de casa Mathilde Keller Loures, de 67 anos, é praticante há 15 anos e conta que está com a saúde em excelente estado. ?Comecei a praticar o tai chi depois que me aposentei e nunca mais parei. Não tomo um único remédio e me sinto muito bem comigo mesma. Reaprendi a respirar e a caminhar?, conta.

Já a analista de sistemas Andrea Bonat, de 34 anos, procurou a prática para fugir do estresse e da ansiedade. ?Melhorei muito depois que comecei a fazer tai chi, há quatro anos e meio. Tenho mais controle sobre meus sentimento e minha auto-estima é maior. Além disso, melhorou minha postura e meu tônus muscular?, afirma.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo