Menos de 25% das crianças entre 2 anos e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) foram vacinadas contra a gripe, apesar da dose estar disponível nas unidades básicas de saúde. A informação é da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde, que faz o monitoramento diário da cobertura.

continua após a publicidade

Em quase duas semanas de ampliação da campanha, foram aplicadas 15.928 doses – cobertura de 24,7%. “Se consideramos que temos 64.466 crianças para imunizar e a maioria não passou pelas clínicas particulares, muita gente ainda não está protegida. Isso é ruim porque estamos no inverno e nesta época crescem as chances de disseminação dos vírus”, alerta a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.

Prioridades

As crianças de 2 a 4 anos são o quarto segmento a ser incluído na campanha. Antes delas foram vacinas as gestantes, os idosos e os bebês de 6 meses a 2 anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias). Todos esses grupos foram priorizados por causa da maior vulnerabilidade para o agravamento das síndromes gripais.

continua após a publicidade

A tendência é de queda nos números de casos de gripe. A taxa começou a cair no início do mês passado. Entre os dias 1.º e 7, 3,4% do total de consultas nas unidades de saúde (cerca de 55 mil) eram por doenças respiratórias, percentual que vem caindo discretamente. Na semana passada, a demanda de queixas por doenças respiratórias ficou em 2,3%. Por enquanto, são 144 casos confirmados e quatro mortes.