A partir de agora, os adeptos do ioga em Curitiba passam a contar com um espaço de integração com a cultura que originou essa filosofia de vida. Ontem, o Curso de Yoga da Faculdades Integradas Espírita inaugurou o Memorial de Iconografia Hindu do Brasil Curitiba. O espaço conta com 50 quadros com figuras da mitologia hindu, com descrições da cultura indiana.
Cerca de 200 pessoas prestigiaram a inauguração do espaço, inicialmente instalado na biblioteca da instituição. Durante o evento, além de uma apresentação de dança, os convidados acompanharam a uma palestra, que abordou a complexidade da mitologia hindu e seus milhares de deuses.
De acordo com a organizadora do acervo, Sandra Cury, o objetivo do memorial – que leva o nome da professora Neusa Kutianski, uma pioneira do ioga no Paraná – é ampliar o acesso da população ao entendimento sobre o hinduísmo. “É inédito no Brasil. Não se tem notícias de um espaço com 50 figuras, com placas descritivas e materiais oriundos da Índia no Brasil”, afirma Sandra.
Sandra Cury, que é professora do Curso Superior de Yoga e pesquisadora da área há mais de 25 anos, conta que, mesmo não havendo grandes movimentos que evidenciam o hinduísmo no Brasil, o comportamento da população segue uma vertente dessa cultura.
“Hoje temos um número expressivo de adeptos do Rare Krishna. Também não é raro encontrar uma estátua de Ganesha (deus hindu, representado na figura de um homem com a cabeça de elefante) nas residências”, explica.
A professora ressalta que a proposta consiste em transformar o memorial num museu, através de intercâmbios com instituições educacionais e culturais da Índia. A inauguração do memorial abre a Semana de ioga na instituição, quando serão oferecidas aulas práticas e palestras relativas às aplicações que o Yoga se dispõe. O memorial poderá ser visitado até janeiro de 2009 na Rua Tobias de Macedo Júnior, 333, no bairro Santo Inácio.