Memorial homenageia cultura hindu em Curitiba

A partir de agora, os adeptos do ioga em Curitiba passam a contar com um espaço de integração com a cultura que originou essa filosofia de vida. Ontem, o Curso de Yoga da Faculdades Integradas Espírita inaugurou o Memorial de Iconografia Hindu do Brasil Curitiba. O espaço conta com 50 quadros com figuras da mitologia hindu, com descrições da cultura indiana.

Cerca de 200 pessoas prestigiaram a inauguração do espaço, inicialmente instalado na biblioteca da instituição. Durante o evento, além de uma apresentação de dança, os convidados acompanharam a uma palestra, que abordou a complexidade da mitologia hindu e seus milhares de deuses.

De acordo com a organizadora do acervo, Sandra Cury, o objetivo do memorial – que leva o nome da professora Neusa Kutianski, uma pioneira do ioga no Paraná – é ampliar o acesso da população ao entendimento sobre o hinduísmo. “É inédito no Brasil. Não se tem notícias de um espaço com 50 figuras, com placas descritivas e materiais oriundos da Índia no Brasil”, afirma Sandra.

Sandra Cury, que é professora do Curso Superior de Yoga e pesquisadora da área há mais de 25 anos, conta que, mesmo não havendo grandes movimentos que evidenciam o hinduísmo no Brasil, o comportamento da população segue uma vertente dessa cultura.

“Hoje temos um número expressivo de adeptos do Rare Krishna. Também não é raro encontrar uma estátua de Ganesha (deus hindu, representado na figura de um homem com a cabeça de elefante) nas residências”, explica.

A professora ressalta que a proposta consiste em transformar o memorial num museu, através de intercâmbios com instituições educacionais e culturais da Índia. A inauguração do memorial abre a Semana de ioga na instituição, quando serão oferecidas aulas práticas e palestras relativas às aplicações que o Yoga se dispõe. O memorial poderá ser visitado até janeiro de 2009 na Rua Tobias de Macedo Júnior, 333, no bairro Santo Inácio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna