Da arte indígena da Amazônia às rendas alagoanas, do berimbau da Bahia às garrafas de areia do Ceará, das panelas de barro do Espírito Santo ao bumba-meu-bol do Maranhão ? estas e muitas outras peças que simbolizam a cultura e os valores brasileiros serão expostos na mostra itinerante Arte Folclórica Brasileira, que esteve em São Paulo e no Rio e chega amanhã a Curitiba, com vernissage para convidados no Memorial de Curitiba, na Rua Claudino dos Santos, Centro Histórico.

A mostra ficará aberta ao público a partir de terça-feira, das 9h às 18h, até sexta, e das 9h às 15h, até domingo. No fim do mês, a exposição segue para Porto Alegre. O evento marca as comemorações dos 40 anos da empresa Gelre, de recrutamento, seleção e administração de profissionais.

A exposição reúne cerca de cem peças de arte e artesanato de cada Estado do Brasil, cedidas pelo Museu do Folclore, maior instituição de pesquisa e arquivo folclórico brasileiro. Dividida em seis módulos representativos das regiões brasileiras, a mostra forma um mapa expressivo da produção cultural do País, buscando possibilitar melhor entendimento do contexto de origem das peças e sua integração ao panorama nacional.

continua após a publicidade

continua após a publicidade