O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (26) o sexto boletim de balneabilidade do Interior e Litoral do estado. O monitoramento ambiental é feito de acordo com a legislação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) no mar, rios, córregos e represas do Paraná. O Instituto analisa a qualidade da água de 68 pontos em todo o estado que mais recebem pessoas nessa época do ano. Desse total, 49 locais de monitorados estão no Litoral e 19 no Interior do estado (Costa Oeste, Norte e Norte Pioneiro).
Os locais de monitoramento no Interior permanecem 100% próprios para banho. No Litoral a qualidade da água apresentou uma melhora com a diminuição de veranistas. Dos 98 quilômetros da costa, 92 podem ser usados pelos turistas. Porém, continua o alerta para que as pessoas respeitem a sinalização e consultem o boletim de balneabilidade antes de escolher o ponto em que vão se banhar. Também é importante que os turistas procurem se instalar em casas e hotéis que estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto.
O veranista que frequentar o Litoral poderá acompanhar a qualidade das águas no site do IAP (ww.iap.pr.gov.br), na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros a esquerda e nos 100 metros a direta da sinalização. Nesses locais, os índices de coliformes fecais estão acima do recomendado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), oriundos principalmente de esgoto clandestino. Já a bandeira azul indica que a água possui bons índices e pode ser utilizada pelos veranistas.