Esta semana, o governo federal publicou um parecer dizendo que, apesar de o número de brasileiros com pós-graduação ter aumentado nos últimos anos, a qualidade dos cursos oferecidos piorou. Enquanto isso, uma avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), indica que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve aumento de conceito em doze de seus 45 programas de mestrado e doutorado.
Segundo o pró-reitor de pós-graduação da universidade, Nivaldo Rizzi, as notas da Capes são fornecidas a cada três anos. Porém, as instituições que oferecem programas de pós-graduação emitem relatórios anuais para que sejam avaliados itens como organização dos programas ofertados, disciplinas, produtividade científica, titulação de professores e condições de laboratórios, entre outros.
As notas variam de um a sete. Programas com notas um e dois são descredenciados, tendo trinta dias para entrar com recurso e pedir uma revisão de conceito. A UFPR teve notas entre três e seis. Entre 1998 e 2000, de um total de 42 programas, quinze haviam recebido nota três, dezenove nota quatro, sete nota cinco e um (Direito) nota seis.
Nesta última avaliação, de 2001 a 2004, doze programas receberam nota três, 22 nota quatro, nove nota cinco e dois (Direito e Bioquímica) nota seis. “O aumento de conceito em doze programas faz com que eles se tornem referência em qualidade”, observa Nivaldo.
