Temas relevantes da saúde foram tratados ontem por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de todos os Conselhos Regionais no 1.º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2008, realizado em Curitiba. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Hoje pela manhã, das 9h às 12h, haverá uma manifestação na Praça Santos Andrade, na qual os médicos vão chamar a atenção para as precárias condições da saúde pública e para a baixa remuneração de médicos e outros profissionais da área.
Ontem, durante todo o dia, a categoria discutiu a abertura indiscriminada de escolas médicas, qualidade na formação, revalidação de diplomas obtidos no exterior, exercício ilegal da profissão, relação do médico com o Sistema Único de Saúde (SUS) e revisão do Código de Ética Médica.
Foto: Daniel Derevecki |
Gerson, do CRM-PR: ?Correria?. |
?O Código de Ética é de 1986 e precisa de uma reavaliação. Há 20 anos os acontecimentos eram outros. Hoje acontecem coisas que antes a gente não imaginava?, comenta o presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade. Um dos assuntos que precisam ser tratados em um novo código é o uso das células-tronco.
Para o presidente do CRM-PR, Gerson Zafalon Martins, outro assunto de extrema importância é a discussão de um plano de cargos e salários para os médicos. ?Hoje, o médico tem três ou quatro empregos e fica correndo o dia todo. Ele não atende como gostaria. Tendo uma garantia, ele pode exercer melhor a sua profissão?, explica. Martins também destaca a baixa remuneração paga pelo SUS. A média de honorários para internação é de R$ 90. ?A gente espera a regulamentação da Emenda 29 para conseguir mais recursos?, avalia.