O médico otorrinolaringologista Marcos Mocellin foi convidado para ministrar dois cursos internacionais, em Firenze e Bolonga, na Itália, com aulas práticas e cirurgias ao vivo. As técnicas foram desenvolvidas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Mocellin é professor titular e chefe do serviço do setor de otorrinolaringologia da UFPR.
Marcos demonstrou, no evento, os avanços da cirurgia nasal, como a utilização da anestesia local com sedação, ao contrário do que era utilizado anteriormente: a anestesia geral. Além da não utilização do tampão que provocava gases dentro do nariz. Com esse procedimento, o tempo de internamento diminuiu: quem opera de manhã pode sair à tarde. Também a cirurgia ficou mas tranqüila e sem dor, segundo o médico.
Mocellin presidiu, recentemente, o Congresso Pan-americano de Otorrinolaringologia, em Foz do Iguaçu, e foi eleito presidente da Sociedade Pan-americana de Otorriolaringologia. Em Curitiba, Mocellin opera também no Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).