Uma comissão do MEC (Ministério da Educação) iniciou nesta segunda-feira (24) nova inspeção no curso de jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em dois dias, os especialistas do MEC vão analisar o protocolo de compromisso apresentado pela instituição, a estrutura e todas as alterações exigidas para regularizar a atividade.
O curso de jornalismo teve as matrículas suspensas em 2013, devido às baixas notas de médias atingidas no Preliminar de Curso (CPC) em exame realizado em 2012.
No dia 6 de dezembro do ano passado, o MEC anunciou, no “Diário Oficial da União”, a lista de cursos de instituições de ensino superior com o vestibular suspenso ou fechado, entre eles, o curso de jornalismo da UFPR. Foram punidos todos os cursos que recebem conceito insatisfatório em 2009, repetindo o resultado em 2012. O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3 e a escala varia de 1 a 5.
Segundo a assessoria da UFPR, o resultado foi uma resposta dos alunos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) nos dois anos. Para tanto, a universidade, fez um pedido de reconsideração ao MEC. O Ministério da Educação reavalia neste momento o pedido da universidade.
Atualmente, enquanto o impasse não é resolvido, os 25 estudantes aprovados no último vestibular aguardam a resolução do problema. As aulas para os calouros dos demais cursos começaram em 17 de fevereiro. O curso de jornalismo estava na lista dos dez mais concorridos da UFPR, com 26,04 candidatos por vaga, segundo relatório do último vestibular.