Três cursos de pós-graduação de universidades paranaenses foram descredenciados pelo Ministério da Educação (MEC), na quinta-feira, por meio da avaliação trienal feita pelo órgão. São eles: o mestrado de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o mestrado e doutorado de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o mestrado profissional de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

continua após a publicidade

Os cursos apontados na lista, divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), não podem mais receber matrículas. Ao total, foram reprovados 39 programas de pós-graduação em todo o Brasil, de um total de 2.257 analisados. Os cursos descredenciados tiveram conceito um ou dois na escala que vai até sete, o que os classifica como não-recomendados. Os cursos paranaenses reprovados tiveram conceito dois.

Nenhum curso do Paraná obteve o conceito máximo (sete). Os melhores colocados no Estado, com conceito seis, foram Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (UEM); Zo-otecnia (UEM); Ciências – Bioquímica (UFPR) e Direito (UFPR).

Em nota divulgada pela UEM, o diretor de pós-graduação, Carlos Alberto Scapim, afirmou que a reprovação do mestrado em Direito é uma situação temporária e que a UEM vai encaminhar ao MEC uma proposta de reestruturação. ?A proposta inclui contratação de novos professores para o curso, já que muitos docentes se aposentaram nos últimos anos, o que influiu no resultado?, diz a nota. Representantes da UFPR e da UEL não foram encontrados pela reportagem para comentar a avaliação.

Diplomas

continua após a publicidade

O diretor de avaliação da Capes, Renato Janine, tranqüilizou os estudantes que estão cursando esses programas, garantindo que seus diplomas serão validados. O problema estaria para novos alunos que possam ser admitidos pelas instituições, que não teriam o diploma reconhecido pelo MEC. As instituições de ensino superior (Ifes) que tiveram seus programas descredenciados e quiserem abrir outros cursos devem enviar proposta à Capes até março de 2008.

De acordo com o MEC, a avaliação, comparativa, leva em consideração a publicação de artigos científicos, o requerimento de novas patentes e o impacto dos cursos sobre o setor produtivo. A lista completa de todos os cursos pode ser conferida no site da Capes (www.capes.gov.br), por meio do link ?Resultado Final da Avaliação Trienal 2007?.

continua após a publicidade