MEC autoriza e HC vai abrir concurso

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai abrir concurso para a contratação de 117 funcionários técnicos e administrativos. Ontem o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial a autorização para a contratação de 2.042 funcionários terceirizados em todo o Brasil. O HC foi o terceiro hospital com maior número de vagas, perdendo apenas para o Hospital Clementino Fraga, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Hospital São Paulo, vinculado à Escola de Medicina Paulista.

A pró-reitoria da UFPR está fazendo um estudo preliminar para saber se há candidatos remanescentes dos concursos anteriores. Por isso, é bem provável que não sejam abertas vagas para os cargos de auxiliar administrativo e auxiliar de enfermagem. O concurso deve preencher vagas em outras áreas administrativas e técnicas, que serão especificadas em edital. Também estão previstas sete vagas para médicos.

"Como temos urgência na contratação, vamos recorrer a esses candidatos aprovados em outros concursos para essas vagas. O restante será convocado para o concurso, que deve sair o mais rápido possível", diz o diretor de corpo clínico do HC, Celso Araújo. A previsão é que o mapeamento dos concursos anteriores seja feito até amanhã e o edital do concurso saia logo em seguida. O prazo dado pelo MEC para a realização do concurso é de seis meses, a partir da publicação da Portaria n.º 121, de 7 de junho.

Quadro

Segundo informações vindas de Brasília, a intenção do MEC é, na medida do possível, substituir os 11 mil funcionários terceirizados distribuídos pelos hospitais universitários do Brasil. Entretanto, o diretor do corpo clínico do HC diz que isso não está implícito no texto veiculado no Diário Oficial. Por isso, ele acredita que esses 117 sejam acrescidos ao quadro do hospital. "Acontece que há um déficit no quadro. Com as aposentadorias e os pedidos de demissão desde o último concurso, em 2003, temos praticamente o mesmo quadro daquele período, que já era deficitário", explica. Hoje, somando funcionários vinculados ao MEC (2.162) e a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar)  (1.287), o quadro tem 3.709 funcionários, contanto com os 225 de serviços gerais, mas o ideal para o funcionamento pleno do HC seria de pelo menos mais 350 funcionários. "Hoje temos 630 leitos, mas deixamos em torno de 420 em funcionamento para que o atendimento seja de qualidade e não sobrecarregue os funcionários", explica Araújo.

Porém, mesmo que as 117 vagas não venham a suprir a demanda de pessoal, o HC comemorou a autorização das novas contratações. "Não resolve, mas ajuda bastante", diz Araújo.

A coordenadora-geral de Acompanhamento das Instituições Federais de Ensino e Hospitais Universitários, Urquiza Helena Meira Paulino, reconhece que as vagas ainda não são suficientes. "Já está em andamento uma negociação entre o MEC e o Ministério do Planejamento para a criação de novos cargos para suprir a demanda de contratações." Hoje, os 45 hospitais universitários brasileiros abrigam 60.800 funcionários. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo