A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba envia correspondência na próxima semana para os pais que cadastraram seus filhos para freqüentar a etapa inicial – equivalente à pré-escola no sistema seriado – em 2003. Nas cartas, os pais ou responsáveis serão orientados a procurar a escola em que as crianças deverão confirmar as matrículas nos dias 9 e 10 de dezembro.

A estimativa é de que 16,5 mil crianças – quase todas em escolas municipais – confirmem suas matrículas até a data definida. Os pais que preferirem mudar a escola determinada pela secretaria ou que não receberem a correspondência deverão procurar as escolas mais próximas de casa nos dias 11, 12 e 13 de dezembro.

Neste ano, o processo de matrículas foi realizado em duas etapas: primeiro foi feito um cadastramento baseado no endereço dos alunos. Em um outro período, os pais confirmaram as matrículas. Esse processo de georreferenciamento garantiu que todas as crianças tivessem vagas em escolas próximas de casa e evitou que se formassem filas.

Primeira etapa

A primeira etapa do 1.º ciclo – equivalente à 1.ª série – da rede municipal de ensino terá 4 mil novos alunos, em 2003. As crianças foram matriculadas até a última sexta-feira nas escolas mais próximas de suas casas. No total, as escolas municipais terão, no próximo ano, na 1.ª etapa do 1.º ciclo, 17,5 mil crianças. Na rede estadual a estimativa é que tenham sido matriculadas, para essa mesma etapa, 4,5 mil crianças.

Na primeira fase de matrículas, encerrada no dia 8 de novembro, cerca de 6 mil matrículas foram realizadas nas escolas. Os pais que quiseram trocar os filhos de unidade escolar, por causa de mudanças de endereço ou por preferir que eles fiquem em escolas próximas do trabalho, procuraram os núcleos regionais de Educação entre os dias 12 e 22 de novembro. Nesse período foram feitas 2,5 mil matrículas.

A rede municipal de ensino tem, hoje, 156 escolas, com 109 mil alunos. Anualmente, uma média de 27 mil crianças começa a freqüentar escolas municipais.

continua após a publicidade

continua após a publicidade