Foto: Lucimar do Carmo/O Estado |
Major Douglas Dabul: ?Nenhuma situação pode ser descartada?. |
A criatividade dos bandidos em inventar artimanhas para enganar a população parece não ter fim. Depois de golpes como o do bilhete de loteria premiado, da venda de bijouterias como sendo jóias de ouro e do pacote de dinheiro – em que um pacote contendo uma pilha de papéis é oferecido como sendo um embrulho de dinheiro -, novos truques estão sendo descobertos pela polícia.
Um dos mais recentes, segundo o chefe do setor de planejamento e estatística do Comando de Policiamento da Capital (CPC), major Douglas Sabatini Dabul, tenta extrair dinheiro das pessoas ao levá-las ao desespero. ?Os bandidos ligam para a casa da vítima, se identificam como sendo da polícia e contam que uma pessoa da família se envolveu em um acidente de trânsito. Minutos depois, fazem uma segunda ligação e dizem que o hospital está pedindo que seja depositada uma determinada quantia em dinheiro para que a pessoa acidentada possa ser internada. Muita gente, no desespero, acaba realizando o depósito sem verificar se o acidente aconteceu?, comenta.
Também é comum que as pessoas sejam enganadas ao sentirem que algo material e de valor está sendo ameaçado. Está sendo divulgado na internet um golpe que bandidos estão usando em jovens que saem à noite e deixam seus carros na rua. De acordo com a mensagem, o bandido observa quando o jovem estaciona seu carro e o segue. Minutos depois, vai até o local onde a vítima está e pede para que ela volte para manobrar o carro, pois o mesmo está dificultando a saída de outro veículo. Quando o motorista chega até o lugar onde estacionou, acaba sendo assaltado. ?Esse caso ainda não foi registrado em Curitiba, mas é uma situação que não pode ser descartada e a qual a população deve ficar atenta?.
Outras vezes, os golpistas tentam ludibriar suas vítimas ao despertar-lhes o espírito assistencialista. É o caso de cidadãos que são roubados ao ajudarem indivíduos que supostamente passam mal em frente às suas casas ou lhes pedem carona dizendo que estão com algum problema grave. Porém, os golpes considerados mais eficientes pelos marginais são aqueles que despertam a ganância das pessoas. Em um dos mais recentes, os bandidos ligam para a vítima, se dizem funcionários de operadoras de telefonia celular e anunciam uma falsa premiação. Em seguida, dizem à vítima que ela poderá retirar o prêmio assim que comprar uma determinada quantidade de cartões telefônicos para aparelhos pré-pagos e passar-lhes os códigos dos mesmos. ?A pessoa compra os cartões e fornece os códigos. Desta forma, os golpistas passam a utilizar os créditos para ligações próprias?, afirma Dabul.
Prevenção
Para não cair nestes e em outros golpes, o major dá algumas dicas básicas. ?Quando a vantagem de algo oferecido é muito boa para você, desconfie. Quando uma notícia gera grande susto ou medo, tente refletir se é possível que ela seja verdadeira e procure confirmá-la.? Além disso, informa o major, nunca se deve passar informações pessoais por telefone ou internet; não vá sozinho verificar situações ocorridas em locais públicos ou à noite (como no golpe do carro); se alguém estiver passando mal e precisar de socorro, acione o número 190, nunca colocando a pessoa no carro ou dentro de casa; e não divulgue o número de documentos pela internet, também evitando abrir e-mails considerados suspeitos.