Maratonistas passeiam por pontos turísticos da cidade

Os corredores da 12.ª Maratona de Curitiba que acontece neste domingo (23), aproveitaram o sábado (22) para conhecer o novo percurso da prova. Ônibus da Prefeitura de Curitiba saíram da praça Oswaldo Cruz e levaram os corredores para percorrer algumas das ruas por onde passará a corrida. Os atletas também conheceram alguns pontos turísticos de Curitiba, como o Jardim Botânico, praça do Japão e Museu Oscar Niemeyer. O passeio pela cidade agradou os corredores. “É a quarta vez que corro a maratona de Curitiba e sempre aproveito para fazer o passeio pelo percurso. O programa é bom porque permite conhecer as belezas de Curitiba e saber mais desta cidade que recebe os corredores com muito carinho”, afirmou a corredora Hosana Nascimento Pereira, 45 anos, moradora de São Bernardo do Campo (SP).

Neste ano, a corredora paulista que se tornou uma fã de Curitiba, trouxe mais dois atletas para a maratona, Marli Esquilar, 55 anos, e Edevanil Cardoso, 41 anos. “Entre os corredores paulistas, sempre há elogios à organização e carinho dos profissionais da Maratona. Esta é a minha primeira vez na cidade, acredito que volto no ano que vem”, afirmou Marli Esquilar.

Boa impressão também teve a atleta Clotilde Chiodi Ramos, 80 anos, que veio de Santos (SP) para correr a prova de 10 quilômetros. “É minha primeira vez na cidade e só tenho elogios. Nenhuma outra prova no Brasil leva os corredores a conhecer o percurso em um ônibus especial”, afirmou.

O passeio também agradou Glacy Calisto, 68 anos, que correrá a prova da maratona. Na sua quarta maratona em Curitiba, ela aproveitou o passeio para conhecer o novo percurso da prova. “Soube que as mudanças da prova vão deixar a corrida mais competitiva. Então aproveitei este serviço da organização da Maratona para ver como definir minha estratégia de corrida”, afirmou a corredora, que também veio de Santos.

Certificação

Na madrugada deste sábado (22), o certificador da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Rodolfo Eichler, mediu o percurso da maratona. Durante seis horas e meia o grupo da CBAt pedalou, escoltado por batedores da Diretoria de Trãnsito (Diretra), pelas 54 ruas da prova, medindo a distância da corrida, que deve ter exatos 42.195 metros. Com esta medição, a Maratona de Curitiba estará oficialmente cadastrada pela Confederação de Atletismo.