O prazo para entrega das obras do PAC da Copa em Curitiba e região metropolitana se encerra hoje (31), mas algumas intervenções só ficarão totalmente prontas pouco antes de o torneio começar em terras paranaenses, em 16 de junho, quando Irã e Nigéria se enfrentam na Arena da Baixada. Todas as construções estão em andamento, mas quem passa pelos trechos em obras percebe que o prazo não será cumprido.

continua após a publicidade

A pior situação se encontra nas obras do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária no trecho de São José dos Pinhais, que é de responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Entre o portal de entrada da cidade e a alça de acesso para o aeroporto ainda há muitas máquinas trabalhando no recapeamento da pista, o que gera lentidão no trânsito. Além disso, as trincheiras das ruas Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos, que facilitariam o trânsito entre os bairros cortados pela Avenida das Torres, ainda estão em obras.

Ainda no Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, mas na capital, as obras andam a todo a vapor. No entanto, ainda há alguns trechos em que as reformas atrapalham o fluxo. O trecho mais crítico é o cruzamento com a Rua Augusto Zibarth, onde ainda há máquinas trabalhando no canteiro.

No restante da Avenida das Torres, as obras já estão em fase de conclusão e muitos operários trabalham nos acabamentos dos canteiros e retornos, e em intervenções de jardinagem. Em alguns trechos da via, ainda há falta de sinalização, como a pintura de faixas, mas segundo a Secretaria Municipal da Copa, tudo estará pronto no próximo dia 7 de junho, quando a obra será oficialmente entregue.

continua após a publicidade

A prefeitura também confirmou ontem a conclusão do Sistema Integrado de Monitoramento, com 622 câmeras em terminais e estações-tubo, 44 painéis de trânsito e 694 painéis eletrônicos de informação instalados e conectados ao Centro de Controle Operacional da Urbs.

Na Rodoferroviária as obras ainda acontecem. No terminal estadual, intervenções de acabamento ocorrem com funcionários das empresas trabalhando nos último retoques para a entrega na segunda-feira. Já os novos acessos dos ônibus continuam em obras e, segundo a prefeitura, só ficarão prontas em duas semanas.

continua após a publicidade

O Corredor Marechal Floriano Peixoto também está em fase de acabamento. O viaduto sobre a linha férrea foi entregue na semana passada. Ao longo da avenida, as obras estão praticamente prontas. Ontem, funcionários realizavam a pintura das ciclofaixas. Porém, o trecho de São José dos Pinhais, de responsabilidade da Comec, está atrasado. Falta ainda concluir as trincheiras sob a Avenida das Américas e a ligação com o Aeroporto Afonso Pena.