Quem quiser realizar serviços de limpeza, manutenção ou pequenas reformas nos túmulos dos cemitérios municipais de Curitiba como preparação do Dia de Finados – comemorado no próximo domingo – tem até terça-feira.
Para isso, o acesso aos quatro cemitérios públicos da cidade – Água Verde, Santa Cândida, Boqueirão e São Francisco de Paula – estará liberado das 7h às 18h. Ontem, muita gente aproveitou o sábado ensolarado para realizar os serviços.
O analista de sistema Luiz Carlos Fracaro afirmou que vai ao cemitério São Francisco de Paula ao longo do ano para visitar o jazigo da família, mas na época de Finados a manutenção é uma tradição.
“Venho todos os anos e aproveitei o sol, que estava raro em Curitiba nos últimos dias, para pintar o túmulo”, contou. O mesmo fez o aposentado, Osmar Helvig, que estava acompanhado do genro, Antônio Carlos Stoco e netos. “Tem que manter em ordem”, resumiu.
E tem gente que aproveita essa época do ano para ganhar um dinheiro extra. É o caso do pintor Benedito Gonçalves, contratado para revitalizar um jazigo no Cemitério São Francisco de Paula. “Eles me chamam todos os anos”, afirmou.
A prefeitura também deve encerrar os serviços de roçadas e limpeza das ruas internas dos cemitérios até terça-feira. A administração dos Serviços Funerários alerta que nessa época estão permitidas pequenas intervenções.
Reformas maiores só poderão ser feitas com autorização prévia do Departamento de Serviços Funerários. Nesses casos, basta apresentar o título de concessão do lote junto com um documento que comprove o parentesco com o falecido. Terceiros devem ter autorização formal da família.
E durante essa época de Finados, a prefeitura irá intensificar as ações para o combate dos focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. As flores naturais só serão permitidas em vasos com terra, e não em pratos que podem juntar água. A recomendação é usar plantas artificiais para ornamentar os túmulos.