Manutenção de elevadores em discussão em Curitiba

A morte do publicitário Maurício Groff no último final de semana, em acidente no poço do elevador, foi mais um caso que coloca em xeque a segurança nos equipamentos. Fabricantes indicam que a manutenção, de responsabilidade do síndico de cada prédio, deve ser feita mensalmente por uma empresa especializada.

Segundo o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi), porteiros e zeladores são proibidos de mexer no elevador. ?O procedimento correto é chamar a empresa ou os Bombeiros. Porteiro não tem autorização para o trabalho, nem quando indicado pelo síndico?, disse o vice-presidente do Secovi, Dirceu Jarenko.

?Algumas vezes, os próprios síndicos pedem que seu porteiro seja treinado a manobrar o elevador?, questiona o técnico Elbio Oliveira, da Joss Elevadores.

Visando o aumento da segurança, elevadores mais novos já vêm com um mecanismo para continuarem fechados caso parem fora de nível e a cornija, peça abaixo da soleira do elevador, agora tem 1,1 metro, para evitar que o usuário caia no poço.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo