Começou a ser distribuída nesta semana, nas farmácias de manipulação de todo o País, a terceira edição do Manual do Consumidor da Farmácia de Manipulação. Ao todo, 45 mil unidades deverão ser distribuídas por tempo indeterminado.
De acordo com a presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Gladys Camargo Cardon, o manual nada mais é do que um guia de orientação que pretende sanar as dúvidas mais freqüentes dos usuários de medicamento manipulado. “Ao longo dos quinze anos da associação, notamos que os clientes tinham sempre as mesmas dúvidas. Resolvemos compilá-las e acrescentar outras informações”, explica.
O manual também traz dicas de como escolher a farmácia de manipulação, os deveres do farmacêutico, atitudes que se deve ter quando for consultar um médico, entre outros.
Em todo o Paraná existem 157 farmácias de manipulação e cerca de 4,5 mil no País. A expectativa da Anfarmag é fechar o ano com 5,2 mil estabelecimentos. Gladys lembra que o fenômeno dos medicamentos manipulados começou nos últimos anos. “De 98 para cá, o número de farmácias de manipulação aumentou 40%”, revela. Para ela, um dos fatores que contribuíram para a alavancada do setor está a regulamentação do setor, em agosto de 2000. “A resolução fez com que houve crescimento e credibilidade do setor”, aponta.
Vantagens dos manipulados
Economia: O produto é prescrito na quantidade e na dosagem exatas para o seu tratamento. Por isso você paga somente pelo o que vai utilizar.
Segurança: A farmácia de manipulação segue normas de Boas Práticas de Manipulação determinadas pelo Ministério da Saúde.
Associação de medicamentos: Para facilitar o tratamento, o médico ou dentista pode prescrever uma fórmula que associe várias substâncias.
Medicamentos não-disponíveis: Alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem no mercado, mas que podem ser manipulados.
A dose certa para a pessoa certa: Somente na farmácia de manipulação, sob prescrição, é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente.
Rótulo personalizado: Os seus dados constam no rótulo do medicamento, evitando riscos, como o de troca.