Com um culto de ação de graças, a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (SEB), que administra o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e a Faculdade Evangélica de Medicina, comemora, hoje, às 11h, na Capela do Hospital, 59 anos de fundação.
A entidade foi criada em 25 de junho de 1953, por líderes evangélicos, para que fosse capaz de construir um hospital, que atendesse pessoas carentes. Dezesseis anos depois, no dia 5 de setembro de 1959, foi inaugurada a primeira ala do Hospital Evangélico, com 38 leitos. Atualmente, o hospital tem mais de setecentos leitos e seus pacientes são, na grande maioria, oriundos do SUS. O terreno onde foi construído o hospital, foi parte comprado pela SEB e parte doado pela Prefeitura de Curitiba.
Além da Faculdade de Medicina, a SEB mantém as Faculdades Integradas, criadas há três anos, com os cursos de Nutrição, Fisioterapia, técnico em Enfermagem e Teologia. Ainda aguarda aprovação do Ministério da Educação (MEC) o curso de Psicologia.
O Hospital Evangélico com a Secretaria Municipal de Saúde, atendem creches e um posto 24 horas de Campo Comprido, além se ser especializado e pioneiro em queimaduras. Conta com 250 médicos, 120 residentes e 60 doutorandos.
Ao lado da Faculdade de Medicina existe um Instituto de Pesquisa, pertencente à Faculdade, em extensão, mestrado e doutorado.
Tanto a Faculdade quanto o Hospital são mantidos com recursos próprios. O objetivo da SEB é ampliar o setor de ensino, com a criação da Universidade Evangélica.