Cerca de 50 estudantes do Colégio Maria Aguiar fizeram uma manisfestação pelo passe livre no final da manhã desta quinta-feira (10). Eles fecharam a canaleta da Avenida Presidente Affonso Camargo, no Capão da Imbuia, durante pouco mais de meia hora, entre 11h55 e 12h30. Mas, segundo Rafael Clabonde, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaritas (UPES), cada ônibus ficava parado por cinco minutos, enquanto os estudantes passavam sua mensagem para a sociedade. Dessa vez, a intenção foi fazer um ato diferenciado, conta Clabonde. Entre faixas e bandeiras, eles quiseram desmistificar o que a Prefeitura Municipal de Curitiba diz: que a passagem subiria de R$1,90 para R$3,70, caso os estudantes tenham a isenção da passagem. Clabonde afirma que os estudantes não querem encarecer a passagem para os usuários.
O presidente da UPES lembra que o movimento estudantil não busca apenas o passe livre. Para ele, apenas o passe libre não adianta. "O importante é os estudantes terem condições de permanacerem nas escolas", afirma. Maiores investimentos, educação de qualidade e um espaço democrático são as outras reinvindicações.
Quinta-feira da semana que vem (17), terá mais uma manifestação. Os estudantes se encontrarão às 9 horas na praça Santos Andrade e terão como destino a Prefeitura.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)