Copa em Curitiba

Manifestantes promovem quebra-quebra na região central; 14 detidos

Nesta segunda-feira (16) um grupo de manifestantes contra a realização da Copa do Mundo percorreu as ruas de Curitiba. O protesto teve início na Boca Maldita, no Centro, andou pela Rua XV de Novembro e chegou a fechar a Rua Marechal Deodoro. Cerca de 300 pessoas participaram da ação, que parou um ônibus Circular Copa e outro da Linha Turismo.

Os manifestantes seguiram pela Rua Desembargador Westphalen, onde colocaram fogo em alguns sacos de lixo. Quando o grupo chegou à Avenida Iguaçu, no Água Verde, homens da Rone foram chamados para reforçar o policiamento. Alguns manifestantes usavam máscaras para esconder o rosto.

Por volta das 16h, o grupo começou a se dissipar e voltar para o centro de Curitiba. Na Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre as avenidas Iguaçu e Silva Jardim, os manifestantes picharam ônibus e muros com palavras de ordem como “fora Fifa” e “mais saúde”. A ideia original era de seguir até a Arena da Baixada, onde jogam Irã x Nigéria, mas recuaram no primeiro bloqueio policial.

Em frente à Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) os manifestantes depredaram a estação-tubo e uma pessoa chegou a passar mal, precisando ser atendida pelo Siate. Um veículo que tentou furar o bloqueio também foi vandalizado pelo grupo. Nesse momento, alguns manifestantes entraram em confronto com a Tropa de Choque.

Armados

Na esquina das avenidas Marechal Floriano Peixoto e Visconde de Guarapuava os manifestantes se armaram com pedaços de pau e pedra que encontraram em uma caçamba de entulho. Semáforos foram quebrados e o comércio precisou baixar as portas. O clima ficou tenso na região.

Uma agência bancária na Rua André de Barros foi destruída pelos manifestantes, que enfrentaram a polícia na esquina entre a rua Pedro Ivo e a Avenida Marechal Floriano. Todos os bancos na Avenida Marechal Floriano foram depredados. A polícia chegou a recuar e a Tropa de Choque está seguindo o grupo. O helicóptero da PM precisou ser acionado.

Presos

Na esquina entre a Rua XV de Novembro e a Avenida Marechal Floriano a polícia avançou sobre o grupo e conseguiu controlar a situação. O restante das pessoas seguiu em direção à Boca Maldita, onde foram revistados e 14 pessoas foram presas. Outros quatro rapazes foram abordados da Praça Zacarias.

Dos 14 detidos, 12 foram levados para o 1° Distrito e os outros dois foram levados para a Delegacia do Adolescente.

O comando da Polícia Militar afirmou que o efetivo disponível Curitiba é suficiente para barrar as manifestações violentas, porém, salientou que acredita que esse não deve ser o último protesto contra a Copa.

Lineu Filho