Mandirituba realiza missa de Santo Antônio pela décima vez

Mais de 2 mil pessoas, entre elas diversas autoridades municipais e estaduais, como o prefeito de Mandirituba, Luiz Carlos Chimin; o vice-prefeito, Antônio Athaídes Taborda; o Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Fedalto; Padre Aleixo, de Curitiba; o pároco de Mandirituba, padre Tadeu Camilo, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Mandirituba, Acyr da Cruz, participaram, no dia 13 de junho, em Mandirituba da Missa de Santo Antônio, realizada pela décima vez na localizada de Quatro Pinheiros.

A tradicional missa foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba Dom Pedro Fedalto e pelo pároco Padre Tadeu Camilo, que fizeram a bênção dos Pães, das lembrancinhas e levantamento do mastro. Seguindo a tradição e também comemorando o Dia de Santo Antônio, os fiéis fizeram seus pedidos no Poço dos Desejos.

O prefeito do município destacou a importância da realização da missa que a cada ano se consolida com mais força. “Esta missa em homenagem a Santo Antônio vem mostrar a fé de nossos munícipes de também das comunidades de outras regiões que se organizam para vir até Mandirituba nesta data”, destacou Luiz Carlos Chimin.

O padre Aleixo da Arquidiocese de Curitiba comentou que a Capela de Santo Antônio foi visitada por estudantes da Itália, que estão fazendo pós-graduação em Curitiba e que ficaram sensibilizados com a igreja por esta ser uma das únicas do mundo, ainda, com pintura original. O padre também comentou que existe a possibilidade de estes estudantes restaurarem a igreja, já que a Prefeitura Municipal se mostrou empenhada na restauração.

Capela

A localidade de Quatro Pinheiros está se transformando cada vez mais em atração turística de romarias. A capela foi construída em madeira, há mais de 50 anos e já foi motivo de muito discussão. Em 1994, algumas pessoas da localidade queriam a sua demolição, argumentando que a construção antiga não reunia mais condições de abrigar eventos religiosos.

Portanto, eles queriam a edificação de uma nova igreja e de alvenaria. Mas, uma parcela da população desejava a preservação da capela de madeira.

Mediando a situação, a Prefeitura Municipal realizou um plebiscito e de acordo com o resultado deveria prevalecer a igreja antiga, desde que ela fosse restaurada, fato que aconteceu na gestão do prefeito Adir Palu, que foi quem começou com os festejos da era moderna.

A capela é, atualmente, segundo informações do prefeito atual, Luiz Carlos Chimin, considerada patrimônio histórico e cultural do município, tendo em seu interior pinturas bíblicas de autoria de uma pessoa conhecida na região como “Seo Pedro”. No interior da capela são guardados objetos e vestimentas antigas usadas pelos primeiros padres que celebraram missas no local.

Santo Antônio

Santo Antônio representa um dos mais requisitados pelos fiéis de todo o País. Monge português nascido em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1196, foi batizado como Fernando, que significa “ousado campeão da paz”. Filho de Martinho Bulhões e Tereza de Taveria, catequista da ordem dos franciscanos na África e na Índia e mestre de Teologia em Bolonha, Antonio de Pádua, seu nome religioso, foi canonizado por Gregório IX no dia 30 de maio de 1232, tornando-se patrono de Portugal e de Pádua.

Protocolo

No mesmo dia da missa, as pessoas presentes na solenidade se reuniram no Restaurante Recanto das Palmeiras, pertencente à Abai (Associação Brasileira de Apoio à Infância) para a assinatura de um protocolo entre a Mitra Arquidiocesana de Curitiba e a Prefeitura de Mandirituba.

Através deste convênio, a Mitra passou para a responsabilidade da Prefeitura as atividades referentes aos cemitérios dos Paulas, Diamante, Retiro, Espigão das Antas e Palermo.

A Prefeitura também assinou um convênio para a construção de cancha coberta na comunidade Campina do Diamante, que vem beneficiar a comunidade local com a uma área para a realização de esportes e outras atividades.

O prefeito Luiz Carlos Chimin, que garantiu a entrega do Título de Cidadão Honorário para Dom Pedro Fedalto, no próximo ano, disse que o convênio com a Mitra se enquadra dentro do que a atual administração quer no município que é o desenvolvimento e a integração.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo