Área de aproximadamente 130 mil metros quadrados foi invadida na terça-feira, no Guarituba, em Piraquara. O terreno é vizinho de outro espaço, de 80 mil metros quadrados, ocupado desde o começo do mês passado.
De acordo com a prefeitura de Piraquara, a área particular invadida nesta semana já foi dividida em cerca de 300 ocupações irregulares. Por causa da divisão dos terrenos, a prefeitura contou a construção de pelo menos 100 barracos até o final da tarde de ontem.
Tendo como base a invasão anterior, a prefeitura registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Militar. Além disso, acionou a Força Verde, o Ministério Público e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O órgão disse ainda que a Procuradoria do município já está notificando os cinco proprietários do local invadido, para que entrem com o pedido de reintegração de posse. O terreno ocupado é área de preservação ambiental com lençol freático superficial.
Lixo
Segundo o secretário de meio ambiente de Piraquara, Gilmar Clavisso, a área é margeada por um canal de água limpa. “Além disso, em vistoria, os fiscais identificaram lixo e área queimada, o que caracteriza crime ambiental”, disse.